domingo, 6 de janeiro de 2013

         

                  Dicas para vitrines e sua importância


                              

                                

A vitrine é uma grande ferramenta de comunicação e vendas. Ela tem um resultado significativo enquanto vendas e tem toda responsabilidade de formação e manutenção de marca ou mesmo imagem de um estabelecimento comercial. Dependendo do setor, muitas vezes, o resultado de uma vitrine em vendas, chega a atingir 80% dos produtos.
Por isso é preciso caprichar e seguir algumas dicas. A vitrine deve ser um questionamento e uma resposta imediata ao consumidor. Pois, tudo ocorre em apenas cinco segundos. Por este motivo é necessário a aplicação de algumas técnicas de comunicação, para sempre dar destaque à mensagem necessária para um determinado momento. O centro de todo o trabalho deve ser o produto e não a vitrine em si. Mais que isso, é preciso alcançar coerência e união entre vitrine e público alvo.
Há mais de dez tipos e estilos diferentes de vitrine. Tudo depende das necessidades e expectativas dos clientes. Para cada situação, aplica-se uma técnica diferente. Na maioria das vezes (quase 70%) busca-se destacar o produto. Dessa forma, é importante ressaltar as propriedades do produto e transformá-las em base da informação. É o que se chama de vitrine conceitual – mostrar uso e aplicação do produto ou mesmo da matéria prima.
É importante ter sempre em mente que público e produto são complementares e os focos principais na hora de montar uma área de exposição. O publico é o grande alvo e todo produto busca o consumidor.
Datas especiais pedem vitrines comemorativas
A relação entre vitrine e data comemorativa é completa. Principalmente durante as festas de final de ano. Ela funciona como cartão de natal da empresa e é o maior diferencial que o ponto de venda pode ter em relação a sua concorrência. O mesmo ocorre com outras datas como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e por aí vai…
A diferença entre vitrines de lojas e de feiras
Na verdade uma vitrine de loja e de feira tem públicos alvos muito diferentes. Enquanto uma busca o consumo para uso próprio, a outra busca vender.
Em uma feira a vitrine tem uma responsabilidade enorme. Tem no mesmo espaço físico todos os concorrentes  e todos os consumidores e é um grande desafio se destacar entre o enorme número de empresas. O outro desafio das vitrines em feira é com relação ao tempo. Não existe um tempo necessário para o “namoro” do consumidor com a vitrine, como em uma loja. Por isso, na feira, a vitrine deve ser clara, objetiva e ao mesmo tempo carregada de sedução.
Alguns passos básicos para se montar uma vitrine com sucesso

1 – Ter uma boa estrutura, pois não existe uma boa vitrine sem a estrutura adequada.

2 – Ter uma iluminação focal, nada de luz branca em vitrine.

3 – Ter suporte para elevação do produto é vital para a exposição.

4 – Movimento, ou seja, evitar uma vitrine muito linear e estática.
5 – Usar a criatividade com bom senso, ou seja, sabendo a hora certa de parar.
6 – Buscar, sempre que possível, usar o próprio produto como tema da vitrine.
7 – Deixar espaços vazios entre os grupos de produtos.
8 – Ter uma vitrine limpa sobre todos os aspectos.
9 – Acabamentos impecáveis.
10 – Ter em mente que vitrine não é um gasto e sim um investimento
fonte: site filiperson.com.br/noticiasjaneiro

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